Aulas

Aqui encontra-se material de algumas aulas relativas ao tema:

Título: Linguagem Hipermídia – conceito, análise, metodologias de produção e autoria colaborativa
Resumo:
Como aula introdutória ao tema, aborda alguns de seus principais aspectos dirigindo sua atenção às formas de trabalho colaborativo.
Link:
Aula_TecnologiasDigitais_2009

Título: Inovação e Criatividade - definições
Resumo:
Trabalha-se nessa apresentação algumas definições dos conceitos de Inovação e de Criatividade.
Link: Inovação_Criatividade_Aula_01

Título: Inovação e Criatividade – habilidades psíquicas e cognitivas
Resumo:
A apresentação visa apontar quais são as habilidadesmais frequentemente encontradas em pessoas consideradas  criativas em suas determinadas áreas. Disponibiliza-se exercícios/teste retirados do livro Psicologia da Criatividade de Eunice  S. Alencar.
Link:
Inovação_Criatividade_Aula_02

Título: Inovação e Criatividade – métodos de criação I
Resumo:
Nessa apresentação discute-se alguns métodos de criação utilizados em diversas áreas, mas já direcionando-os ao universo da produção de jogos digitais.
Link: Inovação_Criatividade_ Aula_03

Título: Inovação e Criatividade – métodos de criação II
Resumo:
Em continuidade à aula anterior, entendemos que algumas ações de testagem dos jogos digitais em processo de produção, não deixam de ser caminhos ou sinalizadores para a criação. Nessa aula apresentamos essa pespectiva, bem como a aplicação desses métodos.
Link: Inovação_Criatividade_ Aula_04

Título: Inovação e Criatividade – contando histórias em games
Resumo:
A apresentação aponta algumas instruções básicas para a construção de um roteiro para jogos digitais, entre eles: pontos a considerar, o arco da trama, temas universais e passos para a redação.
Link: Inovação_Criatividade_ Aula_05

Título: Inovação e Criatividade – escritores criativos
Resumo:
Aqui apresentamos uma lista de alguns escritores criativos do Ocidente e a indicação de um exercício de transformação de um conto em game. Esse exercício é indicado por SCHUYTEMA, Paul In: Design de Games e será trabalhado em aula.
Link: Escritores_Inovação&Criatividade

Título: Princípios de Psicologia Aplicada – introdução
Resumo:
Esta aula discute e distingue a Psicologia em relação a outras ciências humanas.
Link: Psicologia Aplicada_Aula01

Título: Princípios de Psicologia Aplicada – correntes
Resumo:
Nessa aula apresenta-se as principais correntes ou pensamentos da Psicologia.
Link: Psicologia Aplicada_Aula02

Título: Princípios de Psicologia Aplicada – correntes
Resumo:
Esta apresentação complementa a aula sobre as principais correntes psicológicas.
Link: Gestalt_2010A

Título: Princípios de Psicologia Aplicada – conceitos
Resumo:
Nessa aula trabalhamos alguns conceitos importantes para a compreensão do psiquismo humano.
Link: Psicologia Aplicada_Aula 03

Título: Princípios de Psicologia Aplicada – o jogo na vida humana
Resumo:
Tratamos de discutir e demonstrar a importância do jogo na vida humana. Para isso, utilizamos pensamentos de vários filósofos dentro da tradição ocodental, bem como de alguns consagrados psicanalistas. Além disso, buscamos palavras em alguns idiomas relativas ao conceito de Jogo, a fim de ampliar seu conceito.
Link: Psicologia Aplicada_Aula04

Título: Princípios de Psicologia Aplicada – desenvolvimento humano
Resumo:
Aqui tratamos do desenvolvimento humano, trabalhando as características de cada momento da vida, dos primeiros anos de vida à terceira idade.  A temática se estende por mais de uma aula.
Link: Psicologia_Apl_Aula05

Título: Games & Cultura
Resumo: 
Tratamos de discutir a influência da cultura sobre a produção dos jogos, bem como a influência dos jogos na cultura, tendo por base o livro Regras do Jogo de Salen & Zimmerman.
Link:http://topofilosofia.net/aulas/Game_Cultura/GameCultura_01A.pdf

  • Puzzle Aracne

    Puzzle Aracne

    Introdução & Conceito O puzzle Aracne discute parcialmente o conceito de autoria. Em nossa Tese mostramos que toda e qualquer autoria...

    leia mais

  • Puzzle Anúbis

    Puzzle Anúbis

    Introdução & Conceito O Puzze Anúbis, como em muitos outros da Ilha Cabu, trabalha conceitos relacionados a produção de conhecimento e aspectos lógico-matemáticos. Ele...

    leia mais

  • Evento Trovador

    Evento Trovador

    Introdução & Conceito O Evento Trovador fui pensado em uma das primeiras reuniões de roteiro, pois tratamos dessa figura ao...

    leia mais

  • Evento Relógios

    Evento Relógios

    Introdução & Conceito O Evento Relógios apresenta uma máquina relógio. Em primeiro lugar ele discute Cronos, o tempo medido, marcado pelo movimento...

    leia mais

  • Evento Livro

    Evento Livro

    Introdução & Conceito O evento Livro é reservado ao Diário de Antoine, o qual possuem páginas que devem ser coletadas no decorrer da aventura...

    leia mais

  • Evento Globo de Neve

    Evento Globo de Neve

    Introdução & Conceito O evento Globo de Neve apresenta a ideia de representação. O globo de neve encerra um mundo...

    leia mais

  • Evento Computador

    Evento Computador

    Introdução & Conceito O evento computador foi concebido para discutir o impacto das Novas Tecnologias na vida humana, seus aspectos...

    leia mais

  • Evento Ogro

    Evento Ogro

    Introdução & Conceito Com a intenção de trabalhar aspectos que remetem aos perigos, à tensão e aos riscos, um dos...

    leia mais

  • Evento Pequeno Príncepe

    Evento Pequeno Príncepe

    Introdução & Conceito O Pequeno Príncipe,  personagem criado por Antoine Saint-Exupéry tem, no game, uma função central. É somente ao encontrá-lo...

    leia mais